sábado, 22 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PAUSA (Moacyr Scliar)

Público-alvo: 8º e 9º anos

Objetivo: trabalhar a leitura, oralidade, interpretação e escrita. Levar o aluno a refletir a partir da leitura de um conto, sendo capaz de levantar hipóteses, fazer apontamentos, encontrar os elementos da narrativa, promover momentos em que o aluno possa se expressar oralmente.

Justificativa: estimular o aluno a compreender e a comparar a leitura e relacionar com o cotidiano, expondo suas ideias e opiniões.

Sequência Didática

1º) Situação inicial – debate - O que você faria em uma situação estressante?
Em que momento da sua vida você pediria uma pausa?
2º) Distribuir o texto, chamar atenção para o título “Pausa”. Levantar possibilidades.
3º) Leitura do texto efetivamente.
4º) Montar vocabulário ilustrativo, utilizando o dicionário.
5º) Pesquisa sobre o gênero textual e a biografia. Levar os alunos a sala do acessa.
6º) Levantamento das características do gênero presentes no texto.
7º) Quadro comparativo.
8º) Reescrita do conto em duplas. Proposta: Como seria a conto “Pausa” nos dias atuais? Para a vida de vocês?
9º) Leitura dos contos feitos pelos alunos.
10º) Em grupo de quatro pessoas, eles deverão escolher um conto para apresentá-lp em outro gênero: teatro, mangá, HQ, blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário