sábado, 8 de junho de 2013

O despertar para a Leitura

          A lembrança mais marcante de leitura que eu tive quando aluno foi aos dez anos. Eu estava na quinta série da E.E. Fernão Dias Paes e a professora de Língua Portuguesa pediu para que fizéssemos um trabalho sobre A Ilíada. Ela indicou a leitura de uma versão resumida do livro, adaptado por Diana Stewart. Apaixonei-me logo de cara. Eu me interessei tanto por Mitologia Grega que passei a frequentar assiduamente a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que ficava perto da escola. Comecei  a pesquisar em todos os livros que eu encontrava sobre o assunto e fui gostando cada vez mais das histórias dos deuses e heróis do mundo antigo. Eu tirava xerox das partes que mais gostava e passei a montar meu próprio material sobre Mitologia.
          Esse fato marcou muito minha infância, pois a partir de então as visitas que eu fazia na biblioteca  me possibilitaram entrar em contato com a Literatura de modo geral. Fico pensando o quanto foi fundamental o papel da professora na minha formação quanto leitor. Sempre que eu peço para que os alunos façam algum trabalho, minha intenção é despertar a curiosidade deles sobre determinado tema. Citando Rubem Alves, “Assim é a inteligência. Deve ser estimulada e o estímulo, provocará transformações extraordinárias, criando beleza e prazer”.
                                                         
                                                         Diego Leandro Teodoro

Um comentário: