domingo, 9 de junho de 2013


Depoimento sobre minha experiência com a leitura e a escrita.
 

 

 
Por meio dos depoimentos do Gabriel – o pensador e do Gilberto Gil, podemos perceber o incentivo de familiares no despertar do prazer em aprender. No caso deles o incentivo da avó, e no meu o de minha mãe.
Não saíamos muito de casa e a minha grande distração era a escola. Lembro-me de chorar por não querer faltar à aula.
Minha mãe em sua simplicidade, ensinou-me a ler e a escrever. Sempre disse que eu tinha facilidade, mas não podemos lhe tirar o mérito.

No pré eu era a única aluna alfabetizada em minha turma e a professora me pedia para ajudar os colegas com mais dificuldades.
Também não tinha muitos livros, porém o que mais me marcou foi um que ganhei de presente de uma vizinha:  “De repente dá certo”, da Ruth Rocha.
Era uma história de adolescentes, pais separados, a descoberta do amor, a insegurança que acompanha essa fase.
Jamais esqueci dos sentimentos que esse livro despertou em mim. Perdi as contas de quantas vezes o reli.
Desde então, descobri que “o livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter esse nosso mundo”, como diz Marilena Chauí.
Sou a personagem principal de tudo o que leio, viajo, me apaixono, aprendo e quando retorno ao mundo real sou eu multiplicada.
 
                                                                                                                           Daniela Carnaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário