Gênero:
Crônica, de Mari Prata.
I - Antes da leitura
1.
Levantamento de conhecimento prévio.
O que é um avestruz? O que é TPM? O que é Floripa?
2. II- Antecipação do tema a partir do
exame de imagens (vídeo engraçados) e análise ilustrativa do texto.
3. III- Que texto é esse? Informativo,
descritivo, explicativo ou prescritivo?
4. IV- Fruição, descrição.
II- Durante a leitura.
5.
V- Leitura em duplas com o uso de par
mais proficiente/fluente.
6. VI- Leitura coletiva em voz alta.
7. VII- Confirmação ou retificação das
antecipações e expectativas.
8. VIII- Chamar a atenção para a
descrição do avestruz: o que é um avestruz para o autor? (Dessa forma
identificando as pistas linguísticas que introduzem a posição do autor – “Se é
que podemos chamar aquilo de ave...”).
III- Após leitura
9.
IX- Assistir: “Quando Deus criou o
Rio de Janeiro”, propaganda do RioSul
11. XI- Atividade lúdica: Escolher um
animal e descrevê-lo por escrito, sem nominar, e dispô-lo para outros grupos
tentarem adivinhar.
2. XII- Escolher um ser/objeto e
responder: o que você acha desse
ser/objeto. Como você acha que os outros percebem esse ser/objeto.
3. XIII- Descreva-o (a) de forma que seu
leitor perceba como você se relaciona com esse ser/objeto.
Oficina 2 – LP 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário