segunda-feira, 17 de junho de 2013

Habilidades de leitura S.A.: Leitura

Gênero: Crônica, de Mari Prata.

I - Antes da leitura
1.    
  Levantamento de conhecimento prévio. O que é um avestruz? O que é TPM? O que é Floripa?
2.      II- Antecipação do tema a partir do exame de imagens (vídeo engraçados) e análise ilustrativa do texto.
3.      III- Que texto é esse? Informativo, descritivo, explicativo ou prescritivo?
4.      IV- Fruição, descrição.

II- Durante a leitura.
5.
      V- Leitura em duplas com o uso de par mais proficiente/fluente.
6.      VI- Leitura coletiva em voz alta.
7.      VII- Confirmação ou retificação das antecipações e expectativas.
8.      VIII- Chamar a atenção para a descrição do avestruz: o que é um avestruz para o autor? (Dessa forma identificando as pistas linguísticas que introduzem a posição do autor – “Se é que podemos chamar aquilo de ave...”).

III- Após leitura
9.     
IX- Assistir: “Quando Deus criou o Rio de Janeiro”, propaganda do RioSul
11.      XI- Atividade lúdica: Escolher um animal e descrevê-lo por escrito, sem nominar, e dispô-lo para outros grupos tentarem adivinhar.
2.      XII- Escolher um ser/objeto e responder:  o que você acha desse ser/objeto. Como você acha que os outros percebem esse ser/objeto.
3.      XIII- Descreva-o (a) de forma que seu leitor perceba como você se relaciona com esse ser/objeto.


Oficina 2 – LP 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário