sábado, 8 de junho de 2013

Relatos: Minha experiência de leitura, de Cláudia Nunes


            Sou meio assim, parecida com a Danusa Leão  adoro ler, aliás, ler para mim é uma compulsão, um vício incontrolável. Quando começo uma leitura tenho que terminar, seja um texto bom ou ruim preciso terminar. Desde a infância eu e as letras  estejam elas, em livros revistas, jornais, bulas de remédio, enciclopédias ou dicionários, temos um forte e complexo relacionamento, não suporto que leiam para mim, pois para entender preciso do contato pessoal com o texto escrito. Leitura não me dá sono, ao contrário se começar a ler um livro que me agrade fico horas sem dormir para poder terminar.
         Na infância meus pais não podiam comprar livros para mim na velocidade com que eu os lia, mas um dia meu pai comprou uma enciclopédia Delta Larousse a qual tinha quinze volumes em ordem alfabética, daí eu passava horas lendo os verbetes quando terminei de lê-la e comecei a retirar as bulas dos remédios para lê-las, minha mãe perdeu a paciência e me levou ao médico para saber se eu estava “bem da cabeça” foi bem engraçado ouvir o médico perguntando qual era o meu problema e a mamãe dizendo “Essa, menina não para de ler...agora lê até bula de remédio.”. Saí do consultório com atestado de sanidade, pilhas de revistas e um convite para voltar e levar os livros que ele tinha guardado no consultório, os quais pertencera a seus filhos.
             Curiosamente, embora seja uma leitora voraz, não tenho nenhum pendor para a escrita, sendo a minha habilidade mais desenvolvida a oralidade, na verdade escrevo somente por obrigação. Já tentei mudar essa postura, mas continuo muito refratária ao trabalho de escrita, então embora boa leitora, penso que jamais serei uma escritora.

Nesse endereço um site "bacanérrimo" sobre livros, leitores e leitura: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário